7 de março de 2023
Tratamento penal das pirâmides financeiras no Superior Tribunal de Justiça: artigo de Victor Barreto publicado no Conjur

Os golpes financeiros aplicados por meio de modelos de negócio fraudulentos caracterizados como “pirâmides financeiras” existem há mais de 100 anos, tendo, como primeiro grande caso, a fraude executada por Charles Ponzi, que, na década de 1920, prometia lucros exorbitantes a investidores com a venda de selos de resposta internacionais nos Estados Unidos, negociados a preços mais elevados que na Europa.

Ler Mais
24 de maio de 2022
Análise: as consequências jurídico-eleitorais da rejeição de contas do chefe do Poder Executivo

O advogado eleitoralista Victor Barreto destaca que sem a rejeição das contas pelo Poder Legislativo, mesmo com reprovação pelo TCE, não há inelegibilidade de chefe (ou ex) do Poder Executivo.

Ler Mais
30 de abril de 2022
Os amplos limites pouco aproveitados do período de pré-campanha eleitoral; conheça regras

Neste artigo, o advogado eleitoral Victor Barreto destaca que a legislação eleitoral é bastante permissiva na pré-campanha, possibilitando aos pré-candidatos quase tudo que se permite durante a propaganda eleitoral.

Ler Mais
12 de abril de 2022
Análise: avanços, ainda que tímidos, no estímulo à participação feminina na política

O Congresso Nacional promulgou, no último dia  cinco de abril, a Emenda Constitucional nº 117, que insere, na Constituição Federal, dispositivos que buscam ampliar a participação das mulheres na política.

Ler Mais
12 de abril de 2022
Sócio Victor Barreto trata sobre a Emenda Constitucional nº 117 no podcast Papo Político, da CBN.

O Congresso Nacional promulgou, esta semana, a proposta que garante recursos do fundo eleitoral e do partidário para as mulheres candidatas. No mínimo, 30%. Esse percentual também deve ser respeitado para rateio do tempo de propaganda gratuita no rádio e na televisão. A distribuição deverá ser realizada conforme critérios definidos pelos respectivos órgãos de direção e pelas normas estatutárias, considerados a autonomia e o interesse partidário.

Ler Mais